Gabarito de Agente de Secretaria Escolar (Extra Oficial)

Prefeitura Municipal de Porto Velho

14/07/2019 (Domingo)

 

Conhecimentos Específicos

 

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, responda às questões 26, 27, 28 e 29.

 

Questão 26) Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações, oficiais e atos normativos. Entre outros atributos, a redação oficial deve caracterizar-se por:

 

(A) formalidade e padronização, conferência com o título e simplicidade.

(B) coesão e coerência, imprecisão e cisão.

(C) objetividade, contenda e arbítrio.

(D) concisão, impessoalidade, e uso da norma padrão da língua portuguesa. (X)

(E) impessoalidade, altercação e parcialidade.

 

 

Questão 27) Na redação oficial é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. No caso de o documento dirigir-se a Oficial-General das Forças Armadas, o uso dos pronomes de tratamento devem ser, respectivamente:

 

A) À Sua Excelência o Senhor / Excelentíssimo Senhor / Caríssimo Senhor.

(B) À Sua Excelência o Senhor / Senhor + Posto / Vossa Excelência. (X)

(C) À Vossa Senhoria o Senhor / Excelentíssimo Senhor / Caríssimo Senhor.

(D) À Vossa Eminência a Senhora / Excelentíssima Senhora / Vossa Senhoria.

(E) À Sua Excelência o Senhor / Senhor + Posto / Vossa Senhoria.

 

Questão 28) O texto documento oficial, nos caso em que não seja usado para encaminhamento de documentos, deve seguir a seguinte padronização de estrutura:

 

I. Introdução: em que é apresentado o objetivo da comunicação. Prefira empregar a forma direta: Informo, Solicito, Comunico.

 

II. Justificativa: em que o tema é embasado por uma série de argumentos e que justifique o seu envio.

 

III. Desenvolvimento: em que o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição.

 

IV. Conclusão: em que é afirmada a posição sobre o assunto.

 

Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas:

 

A) I e II.

(B) II e III.

(C) I, II e III. (X)

(D) I, III e IV.

(E) II, III e IV.

 

Questão 29) À exceção das autoridades estrangeiras, o fecho das comunicações oficiais objetivas, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Com o objetivo de simplificação de uniformização, o Manual revisado estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial, que são:

 

A) Encarecidamente e Atenciosamente.

(B) Cordialmente e Encarecidamente.

(C) Oficialmente e Respeitosamente.

(D) Respeitosamente e Cordialmente.

(E) Respeitosamente e Atenciosamente. (X)

 

Questão 30) “Os livros arquivados pela Secretaria são registros de matrícula, listagem de alunos, atas de reuniões e resultados, livro de transferências, livro de ofícios (que informam pais, alunos e órgãos responsáveis), livro de remessas circulares e comunicados internos e outros controles que cada instituição particularmente decide manter”. (https://educador.brasilescola.uol.com.br/gestao-educacional/secretaria-escolar.htm).

 

Para que o trecho acima fique correto, deverão ser inseridos os seguintes termos:

 

(A) livro de protocolos, livro de ponto dos funcionários e livro de requerimentos. (X)

(B) livros didáticos, livro de ponto dos funcionários e livro de requerimentos.

(C) livro de protocolos, livro de ponto dos funcionários e atlas geográfico / mapas / jogos educativos.

(D) livro de protocolos, livro de controle de materiais de obras e livro de requerimentos.

(E) livro didáticos, livros de consultas de alunos e livro de romance.

 

Questão 31) A Transferência Escolar é o procedimento que permite ao estudante mudar de escola, entre as Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino, em qualquer época do ano letivo. O estudante, quando maior de idade, ou o responsável pelo estudante, quando menor de idade, deverá procurar a escola de interesse e solicitar a reserva de vaga, quando a escola for da Rede Pública de Ensino, depois retornar à escola onde o estudante ainda está matriculado para solicitar a transferência. O setor responsável por esse procedimento é o (a):

 

(A) Conselho Tutelar.

(B) Conselho de Classe.

(C) Supervisão Escolar.

(D) Orientação Educacional.

(E) Secretaria Escolar. (X)

 

Questão 32) Uma modalidade textual que figura na linguagem escrita, que tem por finalidade documentar quaisquer eventos oriundos de uma determinada instituição, seja ela qual for. Numa escola, normalmente é o secretário escolar que tem a responsabilidade de elaborá-la e assiná-la. Trata-se do (da):

 

(A) Memorando.

(B) Ata. (X)

(C) Requerimento.

(D) Certificado.

(E) Declaração.

 

Questão 33) Para escrever uma redação técnica é necessário que certos processos sejam seguidos, como o tipo de linguagem, a estrutura do texto, o espaçamento, a forma de iniciar e finalizar o texto, dentre outros. A circular, por exemplo, é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe do departamento ou diretor da escola. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas. Tem o nome de circular porque indica a função de divulgar as informações entre todos os destinatários. Este documento oficial deve ter:

 

I. Timbre (logotipo do órgão, brasão, símbolo do departamento);

 

II. Título e número (circular nº 02/2009);

 

III. Data (sem a localidade, nome da cidade);

 

IV. Ementa (síntese do assunto que será abordado no texto);

 

V. Vocativo ou invocação com o pronome de tratamento adequado;

 

VI. Inicia sempre com o nome do solicitante;

 

VII. Breve exposição da solicitação, pois circulares destinam-se a requerer alguma coisa;

 

VIII. Texto (bem explicado e claro);

 

IX. Despedida breve e assinatura (sem linha e sobre o nome digitado, com o cargo de quem assina).

 

Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas:

 

(A) I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII.

(B) I, II, III, IV, V, VIII e IX. (X)

(C) II, III, IV, V, VIII e IX.

(D) I, II, IV, VIII e IX.

(E) II, III, IV, V e VIII.

 

Questão 34) Os artigos 37 e 38 da LDB dispõem sobre a educação de jovens e adultos, e determina que será destinada àqueles que não tiveram acesso a continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Os sistemas de ensino manterão curso e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. No nível de conclusão do ensino médio, esses exames serão realizados, para os maiores de:

 

(A) 15 anos.

(B) 16 anos.

(C) 18 anos. (X)

(D) 21 anos.

(E) 24 anos.

 

Questão 35) A previsão de sua existência é, talvez, o ponto mais importante da LDB, pedagogicamente falando. É ele(a) que irá nortear o processo pedagógico das escolas e de todos os sistemas de ensino. Elaborado(a) e executado(a) pela própria escola, o que dá a dimensão da sua autonomia, vai orientar todo o projeto administrativo e burocrático da escola, além do pedagógico, Dará origem, também, ao regimento escolar, que é um verdadeiro estatuto da escola; vai subsidiar o plano de gestão, e embasar os planos de trabalho, de curso e de aula da unidade escolar. A LDB fez um vínculo estreito entre o administrativo e o pedagógico, deixando claro, ainda, que este deve prevalecer sobre aquele.

 

O trecho acima refere-se à(ao):

 

(A) Proposta Pedagógica. (X)

(B) Supervisão Pedagógica.

(C) Orientação Pedagógica.

(D) Conselho Tutelar.

(E) Conselho de Classe.

 

Questão 36) De acordo com o Título IV da Lei nº 9394 de 1996. Art. 11, os Municípios incumbir-se-ão, dentre outras responsabilidades, de:

 

(A) assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio.

(B) definir, com outros Municípios, formas de colaboração na oferta do ensino fundamental, as quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades, de acordo com a população a ser atendida e os recursos financeiros disponíveis em cada uma dessas esferas do Poder Público.

(C) autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

(D) oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino. (X)

(E) coordenar a política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.

 

Cabe recurso: O enunciado se refere ao Título V da Lei nº 9394 de 1996. Art. 11, e não ao título IV como expresso pela banca.

 

Questão 37) Conforme disposto no artigo 101 do ECA, são algumas medidas de proteção aplicáveis à criança e ao adolescente:

 

I. Encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade.

 

II. Matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental.

 

III. inclusão em programa comunitário ou oficial de auxílio à família, à criança e ao adolescente.

 

IV. Tratamento médico-psiquiátrico, em regime semiaberto.

 

IV. Colocação em família substituta sempre que a criança ou adolescente incorrer em desvio de conduta.

 

Estão corretos, apenas, os itens:

 

(A) I, II, III e IV.

(B) I, II, IV e V.

(C) II, III, IV e V.

(D) III, IV e V.

(E) I, II e III. (X)

 

 

Questão 38) De acordo com o Artigo 98 do ECA, as medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos na Lei nº 8.069 de 1990 forem ameaçados ou violados:

 

I. por ação ou omissão da sociedade ou do Estado.

 

II. por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável.

 

III. por zelo da família.

 

IV. por proteção integral e prioritária dos direitos de que crianças e adolescentes são titulares.

 

V. em razão de sua conduta.

 

Dos itens acima descritos, estão corretos:

 

(A) somente I, III, IV e IV.

(B) somente II, III, IV e V.

(C) somente I, II, III e IV.

(D) somente I, II e V. (X)

(E) somente II e IV.

 

Questão 39) De acordo com o Artigo 12 da Lei nº 9.394 de 1996, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de notificar a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas a cima de cinquenta por cento (50%) do percentual permitido em lei (inciso incluído pela Lei nº 10.287, de 20/09/2001) ao:

 

(A) Conselho de Classe e ao respectivo representante da Secretaria Municipal de Educação.

(B) Conselho de Pais e Alunos da escola em que o aluno está matriculado e ao respectivo Secretário Municipal de Educação.

(C) Delegado Regional, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público.

(D) Diretor da Escola e ao Delegado Titular da delegacia mais próxima da unidade escolar em que estão matriculados os alunos faltosos.

(E) Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público. (X)

 

Questão 40) Um detalhe curioso na LDB, tanto do ponto de vista administrativo quanto do pedagógico, é a questão dos exames finais. Depreende-se da sua leitura que a LDB não enfatiza a realização de exames finais; mas também não os veta. Por isso, num primeiro momento (Artigo 24) a Lei diz que o tempo reservado aos exames finais, quando houver, será excluído da carga horária mínima anual. A carga horária mínima anual, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver, será de:

 

(A) setecentas e vinte horas, distribuídas por um mínimo de cento e oitenta dias de efetivo trabalho escolar.

(B) oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar. (X)

(C) setecentas e oitenta horas, distribuídas por um mínimo de cento e oitenta dias de efetivo trabalho escolar.

(D) oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias úteis de acordo com o calendário oficial.

(E) oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos e vinte dias de efetivo trabalho escolar.

 

 

 

 

 

 

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