1) (FGV/2018 – ALE/RO – Assistente Legislativo/Sem Especialidade) A preocupação portuguesa em ocupar a região estava inserida, em um primeiro momento, no contexto da defesa do território. Ou seja, foram “razões de guerra” que motivaram os portugueses a investir em empreendimentos como fortificações de defesa na região. Os portugueses se arriscavam nessa empreitada mesmo ainda não conhecendo o potencial econômico da Amazônia.

Tinham apenas a noção de que seu principal rio, o Amazonas, era uma excepcional via de comunicação e penetração no território e de defesa contra os “invasores estrangeiros”.

 

GOMES FILHO, Gregório F. O forte São Joaquim e a construção da fronteira no extremo norte. Santa Maria, RS. 2012.

 

Assinale a afirmativa que exemplifica corretamente o relato do autor a respeito da posição da coroa portuguesa para a região amazônica.

 

a) A defesa do território foi realizada mediante a construção de fortificações, como a do Real Forte Príncipe da Beira (1775), baluarte de proteção que garantia aos portugueses a posse e o domínio da capitania do Maranhão.

b) A instalação das reduções jesuítas em Chiquitos e Moxos fazia parte de uma política de ocupação lusa do território da bacia amazônica ampliado pelo Tratado de Madrid (1750).

c) A abertura de caminhos fluviais se deu por expedições, como a de Manuel Félix de Lima que, ao comercializar com os jesuítas de Moxos, mostrou a viabilidade da navegação entre os rios Guaporé, Mamoré, Madeira e Amazonas (1742). (X)

d) O capitão general Antônio Rolim de Moura, para confirmar a presença lusa, fundou a vila capital, Vila Bela da Santíssima Trindade (1752), à margem direita do rio Jauru, para supervisionar o acesso às minas de Mato Grosso.

e) A administração pombalina (1750-1777) pretendia consolidar o domínio português na região amazônica mediante a integração de índios e africanos à sociedade colonial, estimulando casamentos interraciais.

 

2) (FGV/2018 – ALE/RO – Assistente Legislativo/Sem Especialidade) As afirmativas a seguir caracterizam corretamente modalidades consideradas legais para obter escravos na Amazônia colonial, à exceção de uma. Assinale-a.

a) Os índios aprisionados nas guerras intertribais podiam ser resgatados pelos colonos os quais, em retribuição, obtinham o direito de escravizar legalmente os indígenas por dez anos.

b) As tropas de resgate eram conduzidas por missionários que convenciam os índios a buscar a liberdade e melhores condições de vida nos aldeamentos. (X)

c) Os índios de repartição eram os que aceitavam ser descidos sem oferecer resistência armada, em oposição aos índios escravos.

d) Os descimentos abasteciam de índios os aldeamentos, de onde eram repartidos pelos moradores, para a realização de serviços e para trabalharem no próprio aldeamento.

e) As guerras justas eram expedições militares que invadiam os territórios indígenas e capturavam índios que estariam impedindo a pregação do Evangelho ou atacando colonos.

 

3) (FGV/2018 – ALE/RO – Assistente Legislativo/Sem Especialidade) Leia as afirmativas a respeito do auge do primeiro ciclo da borracha (1879-1912) e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

 

(V) A partir da segunda metade do século XIX, em função da crescente demanda internacional por borracha, os seringalistas recrutaram grande quantidade de nordestinos para a extração do látex nos Vales do Juruá e Purus, com a ajuda financeira das Casas Aviadoras de Manaus e Belém.

 

(F) De 1877 até 1911, houve um aumento considerável na produção da borracha que, devido às técnicas de extração então empregadas, estava associado à expansão do sistema de cultivo intensivo das seringueiras.

 

(V) Como a mão de obra disponível na região foi direcionado para a extração do látex, ocorreu uma diminuição da produção agrícola e as Casas Aviadoras passaram a fornecer também gêneros agrícolas.

 

As afirmativas são, respectivamente:

a) V – V – F.

b) V – F – F.

c) F – F – V.

d) V – F – V. (X)

e) F – V – F.

 

4) (FGV/2018 – ALE/RO – Assistente Legislativo/Sem Especialidade) A respeito da escolha de Rondônia como região prioritária de colonização nos anos 1970, analise as afirmativas a seguir.

 

I. Rondônia foi considerada estratégica para o direcionamento dos fluxos migratórios das Regiões Sudeste e Sul, marcadas pela mecanização e modernização agrícola, bem como da Região Nordeste, afetada por secas periódicas.

 

II. Rondônia foi considerada relevante para garantir a integração da Amazônia ao território brasileiro, obtida mediante o asfaltamento das rodovias BR-364 e BR-317, o que permitiu aumentar o fluxo populacional para a região.

 

III. Rondônia foi considerada importante por seu potencial hídrico, o que impulsionou a construção de grandes usinas hidrelétricas, responsáveis por fluxos migratórios associados aos empreendimentos barrageiros.

 

Está correto o que se afirma em:

 

a) I, apenas. (X)

b) II, apenas.

c) III, apenas.

d) II e III, apenas

e) I, II e III.

 

5) (FGV/2018 – ALE/RO – Assistente Legislativo/Sem Especialidade) A inserção da produção de soja no estado de Rondônia deu origem aos espaços luminosos em que a atividade agrícola modernizada pelas commodities impõe às cidades uma reformulação funcional.

 

Sobre a expansão do cultivo da soja em Rondônia, analise as afirmativas a seguir.

 

I. O modal hidro-rodoviário produziu uma nova configuração do espaço agrícola do sul de Rondônia, ao articular o espaço amazônico ao fluxo do agronegócio globalizado.

 

II. O cultivo da soja em Rondônia, ao assumir o estatuto de commodity, fez surgir um novo espaço rural devido ao processo de modernização agrícola.

 

III. O sul de Rondônia, onde se concentra o agronegócio de soja, tem como polo logístico e de prestação de serviços a cidade de Vilhena, que assume a gestão da produção da soja.

 

Está correto o que se afirma em:

 

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III. (X)

 

6) (FGV/2018 – ALE/RO – Assistente Legislativo/Sem Especialidade) Rondônia tem sete bacias hidrográficas, entre as quais a formada a partir da confluência dos rios Mamoré e Beni, com nascentes nos altiplanos andinos. Essa bacia causa preocupação em razão das modificações de sua dinâmica hidrológica, decorrentes da instalação das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.

 

Adaptado de http://www.sedam.ro.gov.br

 

A bacia hidrográfica à qual o texto se refere é a do:

 

a) Guaporé.

b) Mamoré.

c) Madeira. (X)

d) Jamari.

e) Machado.

 

7) (FGV/2018 – ALE/RO – Assistente Legislativo/Sem Especialidade) O estado de Rondônia apresenta um índice elevado de desmatamento da Amazônia Legal. As principais causas desse processo de desmatamento estão descritas corretamente nas afirmativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

 

a) A abertura de estradas a partir dos processos de expansão da fronteira agrícola através da ocupação induzida pelo governo, no contexto de projetos de integração nacional.

b) A urbanização da população, associada à mineração de cassiterita e ao garimpo de ouro, exigiu a construção de complexa infraestrutura urbana e de redes de transportes. (X)

c) A expansão da pecuária extensiva, da agricultura empresarial e das queimadas, praticadas tanto pelos grandes proprietários como pelos pequenos agricultores.

d) A exploração madeireira, responsável pelo desaparecimento de espécies de árvores que produzem madeiras nobres, tais como mogno, acapu e virola.

e) A expansão das áreas ocupadas pelo agronegócio, como o da soja, é explicada pela agilização do escoamento da produção graças ao modal rodo-hidroviário.

Um comentário em “Questões de História e Geografia de Rondônia – FGV/ALE-RO/2018

Deixe um comentário